22 de jun. de 2015

Caminhão 'transparente' acaba com ponto cego que motoristas enfrentam em estradas


M U N D O
Com o objetivo de reduzir acidentes, veículo transmite imagens em tempo real em telão colocado na parte traseira
Telão mostra o que há à frente (Foto: Reprodução/YouTube)

Telão mostra o que há à frente (Foto: Reprodução/YouTube)
Qualquer motorista detesta ficar preso no trânsito atrás de um ônibus ou caminhão. E para piorar, muitas vezes, é arricado tentar ultrapassá-los, já que você não tem uma noção muito clara do que está à frente. Em vias de mão dupla, a manobra é ainda mais perigosa. Com a finalidade de reduzir acidentes, um novo caminhão se propõe a ajudar os condutores nesse momento complicado.

Desenvolvido pela Samsung na Argentina — onde quase uma pessoa morre em acidentes de carro por hora —, os "caminhões de segurança" tentam reduzir as mortes nas estradas ao serem equipados com uma câmera e uma enorme tela na parte de trás.

As imagens são transmitidas por quatro monitores instalados na traseira do caminhão. Essas telas vão "dar aos motoristas atrás do caminhão uma visão do que está acontecendo na frente, mesmo no escuro da noite", segundo a empresa.

"Caminhão de segurança" da Samsung (Foto: Reprodução/YouTube)
A Samsung testou um protótipo do caminhão, mas o veículo não está em operação no momento. Mas empresa garantiu que a tecnologia funciona e que pode salvar  muitas vidas.  "O próximo passo é realizar mais testes a fim de cumprir com os protocolos nacionais e obter as autorizações necessárias. Para isso, a Samsung está trabalhando em conjunto com ONGs e governo [argentino]."
Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário