28 de mai. de 2015

Escolas fazem atividades na Semana Mundial do Brincar


E S T R E L A
As escolas da rede municipal de Estrela estão realizando uma série de atividades especiais alusivas à Semana Mundial do Brincar, que ocorre de segunda a sexta-feira. Entre as que promoveram programação especial está a Escola de Educação Infantil Arco-Íris, do Bairro Imigrantes. Nesta quarta-feira (27), aproveitando também o Dia do Desafio, ocorreram brincadeiras envolvendo as mais de 140 crianças atendidas. 

As atividades enfatizam a importância do brincar como instrumento para desenvolver a aprendizagem dos alunos. Dança do balão, dança das cadeiras, chute a gol, bambolê, corrida engatinhando foram algumas brincadeiras que integraram e divertiram as crianças da Arco-Íris. Conforme o diretor Carlos Schneider, as brincadeiras desenvolvem os vínculos entre as crianças, ao mesmo tempo em que estabelecem limites pelo respeito ao outro. “Mesmo de faixa etária idêntica, elas compreendem que são diferentes, que têm que conhecer o limite da outra”, enfatiza o diretor. Na escola, segundo ele, há sempre momentos de brincadeiras livres para que os alunos possam explorar os espaços e conhecer seu próprio ritmo.

A programação desta semana é alusiva ao Dia Mundial do Brincar, instituído pela Unesco-ONU para chamar atenção da sociedade sobre o direito de brincar na infância. O Dia Mundial do Brincar é comemorado nesta quinta-feira, dia 28 de maio, e foi criado em 1999. Este é o primeiro ano que a programação está ocorrendo em Estrela, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação.
Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário