31 de jan. de 2014

Sinalização colocada pelo Daer em Bom Retiro do Sul gera reclamações

Bom Retiro do Sul - Geral
Na semana passada, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) começou a realizar mudanças na sinalização de Bom Retiro do Sul. Os cidadãos que transitam pela Avenida Senador Pinheiro Machado já puderam notar algumas providências tomadas pelo Departamento. Após a retirada das lombadas e a colocação dos quebra-molas na via principal do município, o DAER vem com um novo projeto, que provocou questionamentos em motoristas e pedestres.



A polêmica está no critério utilizado pelo DAER para impor as novas placas. Conforme pode se ver, placas de PARE foram colocadas à frente das faixas de segurança e em via preferencial. Além disso, algumas placas colocadas pelo município, que sinalizavam paradas de ônibus, foram trocadas. Placas novas colocadas de maneira equivocada, conforme o diretor de trânsito Nilvio Neres. Ele afirma que as placas devem ter de dois metros a 2,5 metros de altura, mas a nova sinalização foi colocada há pouco mais de um metro do chão, o que de acordo com Neres, impossibilita a visão adequada do motorista. Outro ponto que chama a atenção, e também causa reclamações, é a variação do limite de velocidade permitido no trecho onde em curtos espaços vai a 30, 40, 50 e 60 quilômetros por hora.

Quanto às placas de parada obrigatória próximas às faixas de segurança, o diretor destacou que pessoas que vêm de fora do município, por não entender a sinalização, podem frear de maneira brusca ao se depararem com as placas, o que pode vir a acarretar acidentes. “A gente sabe que quanto mais placas, que prezem pela segurança de todos, melhor, desde que fique de maneira clara aos cidadãos” diz Neres.

O diretor coloca que nesta semana entrou em contato com o DAER pedindo para que as mudanças sejam revistas e as placas retiradas. Também pediu para que lhe encaminhem o projeto base da mudança. O que lhe foi passado é que o engenheiro responsável está de férias, e só se pode intervir no trabalho com o seu consentimento. Com o retorno do engenheiro às suas atividades na segunda-feira, 3, e o Departamento se comprometeu em, junto da direção do Trânsito de Bom Retiro do Sul, rever a nova sinalização.

Além das novas placas, o diretor falou também que o DAER pediu a colaboração do município para a pintura das laterais da Avenida Senador Pinheiro Machado. Para isso solicita para que os motoristas não estacionem nestes locais, nesta sexta-feira para que seja dado prosseguimento aos trabalhos iniciados ontem.


Altura e localização das placas são questionadas. (Foto: Lautenir de Azevedo Junior)

 
Giro do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário