13 de jan. de 2014

Papa anuncia novo cardeal brasileiro

País - Geral
O Papa Francisco anunciou neste domingo (12), no Vaticano, a criação de 19 cardeais - entre eles o atual arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Todos receberão o título no dia 22 de fevereiro.


Foto: divulgação

O anúncio foi feito durante a cerimônia do Angelus, na Praça São Pedro. Os novos cardeais são de Brasil, Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia.

Do total, 16 cardeais farão parte do colégio de eleitores. O Papa Francisco também nomeou três religiosos com mais de 80 anos, que não terão direito de voto num eventual conclave, por causa da idade.

Foi a primeira vez que o pontífice anunciou nomes para este cargo da Igreja Católica desde que assumiu, em março de 2013.

Com 63 anos, dom Orani Tempesta é filho caçula de uma família descendente de italianos e nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Ordenado padre em 1974, tornou-se bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e foi nomeado arcebispo de Belém em 2004. Em 2009, foi escolhido pelo então papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro, onde assumiu a condução da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado.
 
Rádio Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário