13 de jan de 2014

Municípios unem-se para controlar proliferação de mosquitos


ESTRELA

As secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente dos municípios de Estrela, Bom Retiro do Sul, Teutônia e Fazenda Vilanova, acompanhadas pela Emater, estiveram reunidas na quinta-feira (9) para estabelecer um calendário único de combate ao borrachudo na região. Conforme o secretário de Meio Ambiente de Estrela, Hilário Eidelwein, a proliferação do mosquito é um problema há 20 anos. 

Assim como Eidelwein, coordenadores, secretários e biólogos compartilharam suas experiências e estabeleceram uma proposta de trabalho. Teutônia se destacou com o maior número de agricultores colaborando na aplicação do produto BTI. Nelson Cardoso, coordenador da Vigilância em Saúde do município, lembrou que são 40 agricultores e que o processo é feito com muita cautela, para que o efeito tenha maior resultado. Em Estrela o secretário de Saúde, Elmar Schneider, disse que o controle é realizado, porém é preciso uma união para um resultado mais eficaz. “Além do calendário único é preciso ações de prevenção nas comunidades”, ressalta

Na região estima-se haver três espécies do mosquito borrachudo. Ajuda de técnicos da Univates será solicitada para informar a melhor maneira de controlar cada espécie e, a partir dos resultados, um calendário único.
Jônatas dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário