1 de jan. de 2014

A maior plataforma de petróleo do mundo

Troll A é uma plataforma em alto mar de gás natural, localizada no campo de gás Troll, na costa oeste da Noruega. É a mais alta construção que já foi transferida para outra posição, em relação à superfície da Terra.
Está entre os projetos de engenharia maiores e mais complexos da história. Em 1996, a plataforma foi considerada pelo Guinness World Record como a maior plataforma de gás offshore.
Troll A foi construída por empreiteiros noruegueses para Norske Shell, com início de construção de base em julho de 1991. A base e a plataforma foram construídas separadamente, e juntaram-se em 1995, enquanto que a base foi parcialmente submersa.
A plataforma Troll foi rebocada por mais de 200 km de Cubas, na parte norte de Rogaland, para o campo de Troll, 80 km a noroeste de Bergen. O transporte levou 7 dias para ser concluído.
A Troll A tem uma altura total de 472 metros, pesa 683.600 toneladas (1,2 milhões de toneladas, com lastro) e tem a distinção de ser a estrutura mais alta transportada pela homem.
A plataforma fica a 303 metros abaixo da superfície do mar com pernas cilíndricas de concreto. As paredes da Troll A e pés têm mais de 1 metro de espessura.
Este tipo de projeto foi escolhido devido às duras condições climáticas do Mar da Noruega, como gelo, ventos fortes e gelados, e ondas monstruosas.
A sua construção e instalação, demandou custos de 16 bilhões de dólares. Elaborado nos anos 90, é até então o maior projecto da industria do petróleo.
Veja abaixo alguns dos dados fantásticos desta estrutura;
·         A maior construção já movimentada de um ponto a outro do planeta. 
·         Um dos maiores e mais complexos projetos da engenharia moderna. 
·        A quantidade de aço utilizada equivale a 14 Torres Eiffel, 100 mil toneladas de aço, e 245 mil metros cúbicos de concreto. 
·        A Troll A esta à 303 metros de profundidade, e para estabiliza-la, esta afundada no leito marinho 35 metros enterrada no fundo. 
·         Ela tem a altura de 472 metros. 
·         Tem um peso de 656 mil toneladas. 
·         Para se deslocar do convés principal até sua base no fundo o elevador gasta 9 minutos. 
·         As paredes das colunas tem 1 metro de espessura de concreto. 
·         É a maior plataforma offshore existente. 
·        Durante a construção dela, 2000 mil operários trabalharam dia e noite, durante 4 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário