30 de dez. de 2013

Rússia: novo atentado em Volgogrado deixa 14 mortos

Mundo - Polícia
Pelo menos 14 pessoas morreram em uma explosão na manhã desta segunda-feira (horário local) em um ônibus elétrico em Volgogrado, sudoeste da Rússia, onde um atentado suicida no domingo já havia deixado pelo menos 16 mortos.


Foto: AFP

— Uma investigação foi aberta por atentado terrorista e tráfico de armas — declarou Vladimir Markine, porta-voz do comitê de investigação, organismo responsável pelas principais investigações na Rússia.

A explosão, ocorrida às 8h23min de segunda-feira (2h23min pelo horário de Brasília), destruiu completamente o ônibus, segundo imagens exibidas pela televisão russa.

Os atentados alimentam os temores sobre a segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerão em fevereiro em Sochi, estação balneária situada ao pé do Cáucaso.

O ministério do Interior anunciou a intensificação das medidas de segurança em todas as estações e principais aeroportos do país.

As autoridades regionais anunciaram o nível elevado de alerta antiterrorista na região de Volgogrado para os próximos 15 dias.

A rebelião islamista busca instaurar um estado islamita na região. O líder do movimento, Doku Umarov, inimigo número um do Kremlin, convocou em julho a execução de ataques para impedir por "todos os meios" os Jogos Olímpicos de Sochi.
 
ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário