9 de dez. de 2013

Conheça a cidade fantasma que fica no meio do oceano


No século XVIII, uma cidade foi montada no meio do mar com o único objetivo de ser uma base para fazer extração de carvão e alojar operários e trabalhadores. Hoje, depois de 39 anos, o local é carinhosamente chamado de Ilha Fantasma.

Construída pela Mitsubishi em 1890, a Ilha de Hashima foi um projeto ambicioso da montadora de carros que visava transformar o pedaço de terra em um espaço exclusivo para a moradia e extração de carvão submarino. O local, que em seu ápice chegou a abrigar 5.259 moradores, é localizado na província de Nagasaki e está completamente abandonado em alto mar. A evacuação começou a ocorrer quando, na década de 1960, o carvão começou a perder espaço para o petróleo.

A maioria das minas japonesas começaram a encerrar suas atividades até chegar a vez da Ilha de Hashima (também conhecida por Gunkanjima ou Gunkanshima, que significa Ilha Encouraçado), que em 1974 ficou completamente vazia.

Hashima

Em abril de 2009, o acesso à Hashima foi restabelecido. A Ilha, que fica à 15 km da costa, serviu de inspiração para os criadores de 007 – Operação Skyfall (2012) que estabeleceram por ali a casa do personagem Raoul Silva – criminoso interpretado por Javier Bardem.

Depois disso, foi a vez do Google: a empresa recebeu autorização para mapear a Ilha Fantasma para o Google Street View, nos dando a oportunidade de fazer um tour virtual e até instigar a vontade de visitas por turistas do mundo todo.

Hashima-2


Hashima-5
Hashima-6
Hashima-7
Hashima-12
Hashima-15
Hashima-16
Hashima-22

Publicado em 9 de dezembro de 2013 | Por admin | NoPlaneta

Nenhum comentário:

Postar um comentário