20 de dez. de 2013

COLUNA DO FABIANO



** Jantar de confraternização de final de ano com a imprensa foi instituido pelo prefeito Claudio Schumacher e seguido a risca por Leopoldo Feldens e Carmem Regina como forma de prestação de contas e de agradecimento. Governo Schmidt/Vilsinho, ou sua assessoria, convidou apenas alguns profissionais da imprensa. Erro de estratégia dos organizadores, tendo em vista que a inveja rola solta do mundo da mídia. Sem falar que perderam a oportunidade de ganhar maior visibilidade na imprensa regional.

** Prefeituras de Estrela, Roca Sales e Encantado dão exemplo do bom uso das redes sociais para divulgação de suas realizações e eventos. Um canal importante de comunicação com a comunidade que não pode ser desprezado. Desde que saiba ser usado.

** Lembro da época em que a Rústica de Natal era o "evento" de Lajeado. Por vários anos ajudei na transmissão pela Rádio Independente. Nos últimos anos perdeu prestígio. Precisa de uma reformulação para voltar a ter credibilidade.

** Arroio do Meio lidera os municípios gaúchos que tiveram maior crescimento absuluto do PIB em 2011. Aumento de 34,1%. Coqueiro Baixo, Boa Vista do Sul e Nova Bréscia estão entre melhores desempenhos do PIB gaúcho. Fazenda Vilanova está entre os piores.

** Ministra Maria do Rosário (PT) foi decisiva para liberação de R$ 1,5 milhão para a construção de um Ginásio de Esportes, em Arroio do Meio. Vice-prefeito Aurio Scherer (PT) não pára de bater à porta dos ministérios. Tudo que puder, vai tentar garantir de verbas dentro do orçamento de 2013 ainda.

** A princípio, Deja não abre mão, e Ranzi não abre mão. Temos um impasse e dos grandes para saber quem será o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado em 2014. Ranzi disse acreditar que o “PMDB será sábio para decidir entre ônus e bônus da escolha”.

** Vereador Mozart Lopes (PP), disse nesta semana na Câmara que a folha de pagamento da Prefeitura de Lajeado representa hoje 48% (orçamento), contra os 41,7% do Governo de Carmem Regina.

** Pagamento do 13° salário para servidores da Prefeitura de Lajeado já tem data definda em 2014: primeira parcela em 16 de junho e segunda parcela em 15 de dezembro.

** Lajeado ficará sem a cobrança do estacionamento rotativo em janeiro. Uambla não administrará mais o serviço. Uma nova empresa será contratada por licitação. Como processo licitatório nem sempre sai como o esperado e pode demorar, corre-se o risco de não haver cobrança quando começarem as aulas em meados de fevereiro. Ou seja, se estacionar hoje no centro é complicado, imaginem sem o rotativo.

** Para pessoas próximas o secretário de Obras Adi Cerutti teria dito que quer assumir sua cadeira na Câmara de Vereadores. A pressão é menor.

** Sugestão: antes de pensar na construção de uma nova ponte entre Lajeado e Estrela, vamos tentar concretizar a duplicação da RS-130 e da totalidade da BR-386. Obras bem mais necessárias do que uma nova ligação entre Lajeado e Estrela.

** Na Câmara de Vereadores de Arroio do Meio já começou a disputa para saber quem será o “pai” da ideia de criação do novo distrito de Picada Arroio do Meio/Linha 32. Isto que nem projeto há. Apenas um abaixo-assinado.

** Um jovem empresário da cidade de Lajeado está decidido a entrar na política. Segundo ele, passado o primeiro ano do governo municipal, a população já pode fazer uma breve comparação dos estilos de governo de quem está e de quem saiu. A conclusão dele é de que o futuro pode ser promissor para uma terceira via.

** Em pelo menos duas cidade do Vale do Taquari, propensos candidatos a prefeito já buscam consultoria especializada. Objetivo é prepara-se para uma campanha.

** Vereador Ranzi inova. Agora os requerimentos dos cidadãos junto à Prefeitura, poderão ser realizados diretamente pelo site do vereador – www.ranzi.com.br/requerimento. Basta cadastrar-se para fazer as solicitações via internet, e o gabinete do vereador ficará responsável por protocolar os requerimentos junto à Administração Municipal.

** Ex-prefeito de Colinas Gilberto Keller (PMDB) tem livre acesso aos ministérios do Governo Dilma/Temer. Prestígio que pode lhe render um cargo no Governo Federal. Keller prestigiou esta semana a posse do novo prefeito de Colinas e garantiu que não assumirá nenhuma função na Prefeitura.

** Prefeito de Taquari e coordenador regional do PT, Maneco, cassado em decisão do TRE está semana, é um dos governantes municipais de maior trânsito no Governo do Estado. Se confirmada sua cassação em janeiro, assumirá cargo junto ao Governo de Tarso Genro.

** Mato toma conta das margens e do canteiro central da BR-386. Alerta para o DNIT.

** Avenida Alberto Müller, no Alto do Parque, será asfaltada em 2014. Hoje é umas das principais artérias de ligação à Univates.

*** A Certel Artefatos de Cimento recebeu esta semana, através do seu gerente, Airton Kist, o prêmio Melhores Fornecedores AES Brasil 2013, que contempla critérios de segurança, qualidade, produtividade, meio ambiente e social.. A nota 9,3, excedendo os padrões, conforme descreveu a própria empresa que entregou a premiação. Hoje a Certel Artefatos é a maior fornecedora de postes de concretos da AES, que em 2014 deve
trocar 40 mil postes. A empresa de Teutônia vai ampliar seus serviços, com uma nova fábrica, para postes de alta tensão. Em dois anos de contrato com a AES Brasil, a Certel Artefatos recebe o segundo prêmio pela qualidade do trabalho.

** Leitor envia a coluna o questionamento e sua opinião sobre a liberação do Parque Histórico para festas onde ocorre a venda de bebida alcóolica. Ele é contra e cita que as algazarras tem sido frequentes.

** Vice-Governador Beto Grill (PSB) cumpre agenda na região hoje. Entre as atividades, uma visita a Bela Vista do Fão, distrito de Marque de Souza.


por Fabiano Conte

Nenhum comentário:

Postar um comentário