Lajeado – A subsecretária da Central de Licitações da Secretaria da
Administração e dos Recursos Humanos (Celic/Sarh),
Nizani Torres, é a convidada e palestrante da reunião-almoço (RA)
que a Associação Comercial e
Industrial de Lajeado (Acil) promove em 12 de agosto. Nizani fala sobre o “Programa Fornecer: compras governamentais
como políticas públicas”, ensinando como as empresas podem se habilitar para
vender ao governo. O evento ocorre a partir das 11h45min no salão de eventos da
Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro.
O empresariado da região terá uma bela aula
para saber como preparar suas empresas para vender ao governo e como efetuar investimentos
que, posteriormente, possam dar bom retorno financeiro. Os participantes serão
levados à reflexão sobre os fatores que impulsionam o desenvolvimento dos
negócios.
Programa
O Programa
Fornecer – Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas tem como objetivo
explorar a demanda por bens e serviços do Estado do Rio Grande do Sul para
fomentar as micro e pequenas empresas (MPE’s), de forma a garantir acesso ao
mercado de Compras Públicas. Visa também a fazer uso do “Poder das Compras
Governamentais” como política de desenvolvimento econômico regional, de forma sustentável,
de distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais, gerando, concomitantemente,
economicidade nas licitações.
Consolidado
como programa de Estado, o Fornecer está em plena fase de expansão. A
exclusividade prevista em lei não se aplica somente à alimentação. Pequenas obras
e serviços de engenharia no interior já estão sendo licitadas nos mesmos moldes
– o que traz celeridade aos processos, dada a dificuldade de contratação de
empresas para obras de baixa atratividade e em municípios distantes da Capital.
A meta da Central de Licitações é aplicar o dispositivo legal a todas as
compras públicas passíveis de serem realizadas dessa forma até 2014.
O Fornecer
constitui-se na aplicação prática da visão de licitação como política pública.
Licitar, nesse entendimento, não se restringe ao suprimento de uma demanda
governamental, mas engloba objetivos como possibilitar o desenvolvimento da
classe média nacional, fomentar a indústria e o comércio, incentivar o
investimento e a geração de emprego no país através da contratação de MPE’s que
respondem por, aproximadamente, 99% das empresas existentes e cerca de 60% dos
empregos formais no Brasil.
Palestrante
Natural de Ijuí, Nizani é
formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e exerce atividade no setor público desde 1992.
Neste ano, entrou para o estado
através de concurso para exercer o cargo de técnico–científico na Secretaria do Desenvolvimento e Assuntos
Internacionais.
Posteriormente, em 1999, foi
guindada à condição de subchefe administrativa da Casa Civil, do Gabinete do
governador Olívio Dutra. A subsecretária da Celic exerceu esta função
até dezembro de 2002.
Nos anos subsequentes,
acumulou novas experiências na Secretaria
da Agricultura, acrescidas de uma breve passagem pelo Instituto Geral de Perícias. Nizani é
servidora concursada do quadro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Neste
órgão, foi aprovada como auditora em 2006. A palestrante permanece vinculada ao
TCE, porém cedida à Sarh para exercício das atribuições
pertinentes ao cargo de subsecretária da Celic.
Assessoria de Imprensa
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