7 de ago. de 2013

Alunos participam de encontro para fomentar lideranças



E S T R E L A
A Secretaria de Educação (Smed) pretende incentivar a reativação dos grêmios estudantis nas escolas do município.  A Escola Municipal Pedro Jorge Schmidt, da Delfina, sediou um encontro entre todos os alunos de sétima e oitava séries de Estrela. Conforme o secretário Marcelo Mallmann, a ideia foi a de despertar as lideranças juvenis.

A programação, que estendeu-se por todo dia, iniciou com palestra da Junior Chamber International (JCI) de Lajeado, que abordou o tema liderança para os mais de 300 alunos presentes. O ápice do encontro deu-se à tarde, quando sobreviventes do holocausto nazista contaram suas memórias dos horrores da guerra. 

Vindos de Porto Alegre, Johannes Melis, Curtis Stanton e Bernard Kats estiveram, ainda crianças, em meio a uma das mais cruéis partes da história humana. “Meu pai abrigou em nossa casa famílias judias. Tínhamos esconderijos atrás das paredes, no porão e no sótão. Nossa casa era frequentemente invadida pela SS”, lembra o holandês Melis. O grupo, que pertence ao Instituto Cultural Judaico Marc Chagall percorre o RS promovendo os Direitos Humanos.

A Smed quer, nos próximos meses, organizar com os estudantes os estatutos para a criação dos respectivos grêmios de cada escola.
Jonatas dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário