3 de ago. de 2013

Aleitamento materno é tema de discussão



E S T R E L A
Uma oficina de musicalização com a turma B1 da Emei Casa da Criança Estrelense, no plenário Bento Rodrigues da Rosa da Câmara de Vereadores, deu início a III Semana Municipal do Aleitamento Materno, promovida pela Secretaria de Saúde de Estrela. As inúmeras atividades da Semana procuram trazer informações ao público. 

Na abertura, o prefeito Carlos Rafael Mallmann, o vice-prefeito Valmor Griebeler, o presidente do Legislativo vereador José Itamar Alves, o secretário de Educação Marcelo Mallmann e a representante da comissão organizadora das atividades Márcia Bünecker falaram da importância da conscientização da população. A reintrodução de cadeiras especiais para as mães amamentarem seus filhos nas escolas do município (Emeis) foi um dos destaques apresentados pelo secretário Mallmann. Já Márcia lembrou que, assim como no outubro rosa (cor que simboliza as mulheres), o dourado foi usado na decoração do espaço. “A criança que tem amamentação exclusiva até os seis meses de vida tem uma alimentação de ouro”, reflete. Ela lembra que só após os seis primeiros meses deve-se introduzir alimentação variada, intercalando ainda com o leite materno até os 2 anos de idade.
 
Na sexta-feira (2), às 14h, ocorreu o curso Introdução da Alimentação Complementar e Degustação de Papinhas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Boa União, Estratégia Saúde da Família (ESF) do Moinhos e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Imigrantes. Já no sábado e domingo, em parceria com entidades religiosas ocorrerá divulgação da Semana. Na segunda-feira (5), às 14h, oficina de shantala na UBS Boa União. Na terça (6), 14h, roda de conversa: aspectos psicológicos da amamentação, na ESF Moinhos, ESF Imigrantes, UBS Boa União e UBS Central. Na quarta (7), último dia da programação, os servidores da Secretaria passarão por processo de educação permanente sobre a temática, nos turnos da manhã e tarde.
Jonatas dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário