31 de jul de 2013

Coleta Seletiva entra em fase de testes



E S T R E L A
Esta semana a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela anunciou o roteiro da Coleta Seletiva que entra em fase de testes a partir do dia 15 de agosto. Todo o município será alcançado pelo sistema, que pretende diferenciar com dias, horários e até a forma de recolhimento os lixos seco e orgânico.

Conforme o secretário titular da pasta, Hilário Eidelwein, com o novo roteiro ficará mais claro para o cidadão esta diferenciação. “Até então, além de ser o mesmo caminhão que recolhia o lixo seco e o orgânico, as datas eram confusas para os moradores”, ressalta. Após a fase de testes, de 15 dias, material de divulgação será distribuído para comunidade.

A principal vantagem da coleta seletiva é a facilidade com que o material pode ser reaproveitado. As 19 toneladas diárias de lixo produzidas no município vão para Usina de Tratamento de Lixo Doméstico instalada no Distrito de Delfina. Lá, cerca de 30 operários fazem a separação dos resíduos que passam por uma esteira. “Quando se mistura o lixo orgânico como restos de erva e comida é praticamente impossível selecionar o material ou ele perde muito o seu valor econômico”, ressalta Eidelwein. Com a nova coleta, o secretário espera que o quadro mude. O que é reciclável como plástico, papéis, papelões e vidros são vendidos periodicamente em leilões públicos. Já o material sem valor ou orgânico vai para célula de rejeitos.
Jônatas dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário