6 de jul. de 2011

Coluna do Chimarrão - Variedades

===================================
Post p/ Chimarrão, em 06/07/2001
=========================

O que é melhor que uma usina a gás, solar ou eólica?

Se você perguntar isso para um cidadão turco, provavelmente vai ouvir: uma usina que seja tudo isso ao mesmo tempo! A Turquia é o primeiro país do mundo a ter uma usina híbrida. No projeto da General Eletric a usina vai ter uma integração de fontes de energia renováveis e os meios mais velhos, como a termelétrica. Para captar o sol, a usina conta com um campo de espelhos que refletirão a luz para uma torre. Isso esquentará a água da torre e o vapor que sair de lá fará movimentar as turbinas para gerar energia elétrica. Ainda existe uma fazenda eólica para gerar mais 22 megawatts de potência. Ela deve gerar, ao todo, 522 megawatts. Sendo 16% direto de fontes renováveis. Pode não parecer muito, mas se você considerar a participar desse tipo de energia na matriz global, é um percentual interessante. Se tudo sair como a GE espera, a entrega da obra vai acontecer em 2015.

Puma do leste dos EUA é decretado como animal extinto

Depois de muito tempo na lista de ameaçados, o puma desapareceu completamente do leste estadunidense. A informação foi passada pelo Fish and Wildlife Service (agência governamental que cuida da fauna silvestre). Ela avisou que não há mais nenhum deles nessa região e que os pumas que existem de Maine até a Carolina do Sul são de outras categorias. Agora o Puma sai de uma lista que não é legal fazer parte, animais ameaçados, para a pior ainda: extintos.

ALL leva Prêmio Chico Mendes

A empresa de logística ALL (América Latina Logística) recebeu o Prêmio Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental. Isso se deve por conta do Instituto ALL. O instituto foi criado para levar a conscientização ambiental e o desenvolvimento social. Para isso, a ALL estimula a colega seletiva do lixo e investiu cerca de R$ 1 milhão na causa. O prêmio destacou essa iniciativa. O Prêmio Chico Mendes é recebido por empresas que valorizam e incentivam a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. Parabéns para a ALL e que isso sirva de exemplo para todas as empresas.

Homem acha chocolates dentro de livro quase 20 anos depois

Há 44 anos, um menino de 11 anos recebeu de um professor dois livros para serem lidos durante as férias. Só que o britânico Mark James sem gosto pela leitura, perdeu de ter feito uma grande descoberta. O professor tinha escondido rios chocolates dentro das páginas e quem encontrou os doces foi a mulher de Mark, quando, em 1985 tirou os livros da estante. Mas ela acabou deixando a história para lá. Recentemente, o casal se mudou e os livros foram encontrados de novo. Passados 26 anos da descoberta, Sua mulher decidiu localizar o professor Steven Baines, responsável pela brincadeira, que confessou estar esperando por esse contato há muito tempo. Mark, que hoje tem 55 anos, disse que nunca tinha aberto os livros: “Se eu tivesse, teria sido uma grande surpresa”, lamentou ele, que não teve coragem de comer os chocolates, por motivos óbvios.

Menina de 11 anos é eleita a mais forte da Grã-Bretanha

Pesando cerca de 31 quilos e medindo pouco mais de 1,30m, Charley Craig, de apenas 11 anos, foi eleita a aluna mais forte de toda a Grã-Bretanha. Ela consegue levantar quase o seu próprio peso, o que é uma façanha e tanto se tratando da pouca idade da mocinha. Para isso treina quase 12 horas por semana. É um trabalho muito duro e eu fico machucada na maioria das vezes. Mas, quando eu olho para trás, fico feliz com o que eu fiz. O meu treinador diz que eu tenho potencial para ir muito longe. O irmão de Charley, Daniel, de 20 anos, também levanta peso e se tornou o técnico dela. “Quando ela começou a levantar peso, foi para acompanhar a mim e a minha mãe”, declarou Daniel.

mero de diabéticos mais que dobra desde 1980

O número de adultos com diabetes em todo o mundo mais do que dobrou desde 1980, chegando a quase a 350 milhões de pessoas. Os pesquisadores e a OMS, afirmam que os índices da doença vêm aumentando em quase todas as partes do mundo nos últimos 30 anos. Dos 347 milhões de diabéticos, 138 milhões vivem na China e na Índia e outros 36 milhões nos EUA e na Rússia. 'O diabetes pode ser o principal assunto em se tratando de saúde global na próxima década', disse um dos autores do estudo, mas o estudo ainda não reflete a geração de crianças obesas ou acima do peso, portanto predispostas a desenvolver o diabetes em algum momento da vida. O tipo mais comum de diabetes, o 2, é associado com obesidade e um estilo de vida sedentário (Globo.com).

Morcegos possuem sensores de voo naturais

Pequenos pelos nas asas dos morcegos ajudam esses animais a controlar seus voos, segundo um estudo publicado na edição desta semanda da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. De acordo com a líder do estudo, a neurocientista Susanne Sterbing-D’Angelo, da Universidade de Maryland, esses pêlos agem como “sondas Pitot”, que em aeronaves tiram informações do fluxo de ar no exterior do avião para orientar os pilotos. Da mesma maneira, essas estruturas tiram informações do ar, como velocidade e orientação, que são processadas no cérebro dos animais.

Garrafas PET se transformam em estufa

Os alunos de uma cidade no interior do RS tiveram uma ótima ideia: Usar garrafas PET para fazer a cobertura da estufa na horta da escola, no distrito de Sede Independência em Passo Fundo. Eliza de Lima Deicke, a diretora dos alunos criativos, explicou a iniciativa tomada: “O meio ambiente e a agricultura familiar são trabalhados por meio de projetos como o da horta escolar, que enriquece a merenda escolar e ensina os alunos como preparar a terra para o plantio. No sentido da preservação construiu-se a estufa ecológica, usando aproximadamente 5 mil garrafas PET, que protege a plantação e retira da natureza que levariam anos para se deteriorarem. A construção se deu com a participação dos professores e das famílias”. Hey, cinco mil garrafas! Não sei quantas escolas com hortas existem no Brasil, mas se todas fizessem algo parecido, mesmo que menor, seriam inúmeras garrafas PET tendo um fim bem melhor do que os aterros (ou rios, etc).

Faça água “do nada”

O “nada” na verdade é o ar, e é ele quem o H2O Pure utiliza para criar água. Ela parece um filtro convencional, mas é muito mais que isso. Ela retira a umidade do ar e a transforma em água depois de um processo de compressão e condensação do ar. A máquina ainda filtra o “orvalho” criado dentro dela para, aí sim, virar água potável. E podemos comemorar, pois a tecnologia que a máquina usa foi criada aqui no Brasil, em Minas Gerais, pela empresa HNF. A empresa diz que quanto mais úmido for o local onde a máquina fique, mais água ela cria. Por dia a máquina consegue gerar 40 litros de água. O preço ainda não é o melhor do mundo (ela custa R$ 6,5 mil), mas vários estabelecimentos já estão começando a comprar e outros países estão comprando também. Com isso, segundo a empresa, o preço deve começar a cair.

Sérvios criam o primeiro carregador solar público para celulares

Estudantes da Universidade de Belgrado criaram um carregador de celulares que, além de usar energia solar para carregar os aparelhos, serve como um banco na praça. A equipe foi a mais jovem a ganhar um premio de design da Europa e não é pra menos: A criação se abastece de energia solar, porém tem a capacidade de continuar ativa por até um mês sem sol. O projeto levou o nome de “Morangueira” e vai ser avaliado para ser produzido em massa. Clique no link para ver uma matéria em vídeo sobre o carregador.

Carro elétrico da Kia faz 200 km com uma só carga

A montadora sul-coreana mostrou nesta recentemente seu conceito de carro elétrico, o Naimo. Ele foi apresentado para o mundo no Salão do Automóvel de Seul, capital da Coreia do Sul. O Naimo, em coreano “Ne-mo” (algo como “forma quadrada”), tem uma bateria de 27 kWh na parte de baixo do seu porta-malas e, com carga total, tem 200 km de autonomia. A bateria demora em torno de cinco horas e meia para ser recarregada completamente sob uma carga de 3,3 kW. A equipe que produziu o carro diz que ele é um CUV (sigla em inglês para crossover utilitário). Além da Kia, Audi e Renault devem mostrar seus elétricos no mesmo Salão.

Projeto de prédio feito com contêineres reciclados

O escritório de arquitetura APHIDoIDEA teve a ideia de colocar 65 contêineres juntos para criar um prédio. Ele foi pensado para ficar em Long Beach, Califórnia (EUA), cidade onde fica o segundo porto mais movimentado do mundo. Mas o prédio não é só isso já que também conta com um teto jardim com sistema de coleta de água da chuva. Se ele sair do papel, será para um Centro Ambiental de Pesquisa e Educação Regenerativa e se você conseguiu notar, as linhas são inspiradas na Opera House de Sidney, na Austrália.

Filhote de “lagartixa satânica” é atração em zoológico dos EUA

O início de 2011 foi festejado pelos administradores do zoológico de San Diego, nos EUA, que ganhou uma nova atração: um filhote da lagartixa Uroplatus phantasticus, também conhecida como lagartixa satânica de cauda de folha. Além do parque de San Diego, um dos dois únicos do país que reproduzem esse tipo de lagartixa, apenas outros seis zoológicos americanos possuem a espécie, que é nativa de Madagascar, pesa menos que um grama e é menor que uma moeda americana de dez centavos.

Londres ganha estádio reciclável

As olimpíadas são só ano que vem, mas Londres já está entregando suas obras adiantadas. Mais do que isso: Já pensaram até no que vão fazer após o evento acabar. A arena construída para os jogos de basquete tem incríveis 35 metros de altura e leva mil toneladas de aço em sua estrutura. Isso seria um grande problema após o evento acabar, já que a prefeitura sabe que o prédio se tornaria um “elefante branco”. Então decidiram fazer a construção pensando em como desmonta-lo e reciclar suas partes. Se espera que o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) veja e se inspire nisso para o Rio em 2016. Em agosto o estádio começará a ter jogos internacionais de basquete como testes.

Por uma boa causa, galinhas ficam presas em máquinas de ovos

Sabe aquelas máquinas que vendem chocolate e outras coisas? Imagine uma dessas com várias galinhas que esperam você chegar lá pra comprar seu ovo. Bizarro e cruel, não? É pra isso que foi colocada uma dessas máquinas de ovos da NOAH. O vídeo lembra que 68% das galinhas são criadas como se estivessem dentro de uma máquina dessas o tempo todo. Você pode ajudar comprando só ovos certificados de criação extensivas. E, claro, nenhum animal foi ferido durante as gravações.

O melhor momento para ficar ilhado

A curiosa imagem aqui em cima é a de uma casa que, para escapar das enchentes do Rio Mississipi (EUA), teve um dique construído a sua volta. As cidades que ficam na região do Rio, estão sendo esvaziadas. E a gente espera que o dono da segunda casa tenha desistido de testar a qualidade do seu dique e tenha seguido a orientação de deixar a cidade. A inundação já é tão forte que as autoridades americanas abriram, um canal do Rio Mississipi. Essa medida foi feita para aliviar o fluxo de água que iria para Nova Orleans. Isso, infelizmente, resultou na inundação de 1,2 milhão de hectares de terras agrícolas. A enchente em alguns pontos já é a maior desde 1920.

Catedral de Luxo? Eu prefiro a de Lixo

Essa parede rústica não é um prédio condenado, muito menos uma construção em algum país mais pobre. Na verdade, o fato da pomba branca estar ali deixa tudo mais legal, pois isso é uma catedral feita de lixo! A catedral fica em Madri e foi projetada por Don Justo há 50 anos com base em várias catedrais do mundo. A construção utiliza lixo que ele mesmo recicla e outros materiais. Don Justo já fez uma estrutura de 40 metros num terreno de 8 mil metros quadrados, só falta colocar janelas e teto. Como o prédio foi feito totalmente por Don Justo, que não tem nenhuma experiência na área de construção, a catedral vai precisar de uma liberação para receber visitantes.

Brasil se torna membro de painel da ONU

A ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira aceitou o convite de Ban Ki-moon (secretário-geral da ONU) para compor o Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global. O Brasil não foi o único novo membro, pois Barbados também passou a integrar o painel, que o painel foi criado em agosto de 2010 e é focado na discussão de oportunidades e desafios do desenvolvimento sustentável. Personalidades do eco-desenvolvimento se encontram lá para discutir novas ideias para nosso planeta. O objetivo principal é discutir uma economia “verde”, com baixas emissões de carbono e capaz de erradicar a pobreza no mundo.

Eco 4 another planet

Boas e más notícias. A primeira, boa, é que cientistas parecem ter encontrado o primeiro planeta parecido com a Terra. O problema é que ele está a 20 anos-luz. Segundo publicação da revista Cosmos, pesquisadores franceses acreditam ter encontrado o primeiro planeta que não seja a Terra capaz de sustentar vida. Ou seja, ele tem uma atmosfera parecida com a nossa e morno o bastante para ter oceanos de água em estado líquido. O seu nome é Gliese 518d. O nome já deixa claro que a estrela “sol” desse planeta é Gliese 581. Existem alguns problemas, de fato. Como a distância de 20 anos-luz que nos faria demorar 300.000 (TREZENTOS MIL) anos para viajar chegar até lá. Pode acreditar que vai ser difícil a gente conseguir ver espaço-portos e toda essa coisa de filmes. O negócio é continuar lutando pelo nosso Planeta e, ficar só espiando o “co-irmão”.

Patriarcalismo explícito

Em visita ao país, a presidente mundial da Avon, Andrea Jung, divulgou nesta semana uma pesquisa feita no Brasil sobre violência doméstica. São 1.800 entrevistas com homens e mulheres. Para 54% dos entrevistados, nem a polícia nem a Justiça se preocupam seriamente com a questão. Alguns dizem que muitas vezes as autoridades parecem dar razão a quem agride as mulheres.

Cartão vermelho

Foi arquivada na Justiça do Rio de Janeiro a ação na qual José Antônio Celestino Filho queria R$ 300 mil de indenização de Ronaldo Fenômeno (e mais 10% sobre o preço de cada exemplar) por aparecer ao fundo em uma foto publicada no livro “Ronaldo – Retrato de un Niño”, de David Torras e Marcos López, publicado na Espanha. “Estar ao lado de uma lancha da qual era piloto não é abuso de imagem”, disse o desembargador Luiz Fernando Carvalho, relator do caso na 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Uma cobra com duas cabeças!

Uma cobra de duas cabeças, da espécie regius python, ganhou destaque na imprensa internacional. O réptil nasceu na cidade de Villingen-Schwenningen, na Alemanha. O animal tem um ano de idade e mede cerca de 50 centímetros. Segundo reportagem do jornal PZ-news, esta é a segunda python que se tem notícia nascida com duas cabeças. A serpente, de origem africana, não é venenosa.

Veja uma galinha com quatro patas!

Você já viu uma galinha com quatro patas? A ave rara nasceu no bairro Mea Shearim, em Jerusalém, Israel. A galinha provocou um debate religioso no país. Isso porque o animal é criado para consumo por seus donos, uma família de origem judaica ortodoxa. Mas, segundo a tradição kosher (ou kasher), os alimentos devem ser preparados de acordo com o Torá, livro sagrado dos judeus, e que só permite o consumo de animais “puros”.

Lei que deve soltar milhares de presos entra em vigor

Começa a valer hoje a Lei das Cautelares (Lei n. 12.403), que permite ao juiz aplicar mais nove medidas antes de decretar a prisão a suspeitos de crimes. Dessa forma, pessoas que cometeram crimes leves - punidos com menos de 4 anos de prisão - e nunca foram condenadas só serão presas em último caso. A legislação brasileira considera leves crimes como furto simples, porte ilegal de armas, homicídio culposo no trânsito, formação de quadrilha e contrabando. Milhares de presos atualmente detidos poderão ser soltos. O número não é exato porque as revisões de pena terão de ser feitas caso a caso ( www.espacovital.com.br).

Reflita:

Saber o que é certo e não fazê-lo é a pior covardia.

(Confúcio)

***********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário