2 de nov. de 2010

Coluna do Chimarrão

=======================================
Post por Gilmar da Silva, em 02/11/10
====================

Collor terá mem
orial em frente à Casa da Dinda

A exemplo de outros ex-presidentes, o atual senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) também ganhará um memorial com seu nome. O centro já está sendo preparado num terreno em frente à Casa da Dinda, residência escolhida como oficial quando ele assumiu o Planalto, em 1990, e um marco no seu governo. A Casa da Dinda foi motivo de um dos vários escândalos que marcaram o governo Collor. Parte do memorial já está bastante adiantada. O espaço da biblioteca, da qual parte do acervo pertencia ao pai, Arnon de Mello, já existia e precisou apenas ser reformado. Um vizinho da região, no Setor de Mansões do Lago Norte, em Brasília, conta que já viu caminhão com caixas de livros descarregando na casa que servirá de centro de memória. Quem está à frente do projeto é o general da reserva alagoano Sávio Costa, que, antes do impeachment, em 1992, organizava os espetáculos semanais que o ex-presidente fazia ao subir a rampa do Palácio do Planalto.

Mercedes-Benz vai do minimalismo ao luxo

Tal qual sua conterrânea, a Volkswagen, também a Mercedes-Benz fez questão de mostrar vários modelos inéditos no Salão do Automóvel. Mas houve carro para todos os gostos, menos bolsos. A primeira estrela foi o SLS GT3, versão de corrida do magnífico superesportivo que hoje faz papel de carro de segurança na Fórmula 1. Com pintura prateada e equipado com toda a parafernália de competição, o modelo já é candidato a um dos mais requisitados pelo público. O presidente da Mercedes-Benz usou de um expediente técnico para dizer que o Classe B180 “é o primeiro automóvel vendido no Brasil que estaciona sozinho”. Na verdade, a Volks já vende um sistema parecido no Tiguan, mas é um crossover e não “automóvel”.

Lista de espécies ameaçadas está crescendo e mais depressa

O número de espécies ameaçadas está crescendo e o planeta perdendo biodiversidade ainda mais depressa do que antes. Foi o que constatou um grupo de pesquisadores que analisou dados de 25.780 espécies de estávertebrados. Do total, um quinto está sob ameaça e a cada ano 52 espécies de mamíferos, pássaros, como o Papagaio-de-cara-roxa e anfíbios se aproximam mais da categoria de espécies ameaçadas. A boa notícia é que o número poderia ser ainda pior se não fossem as medidas de conservação. O problema não é menores esforços para a conservação, na verdade eles aumentaram. A questão é o aumento das ameaças como perda de habitat, exploração das espécies, espécies invasoras, que também aumentaram. “O aumento da população mundial combinado com o aumento do consumo per capita, como o consumo de carne, por exemplo, aumenta a pressão sobre os ecossistemas naturais em geral e as florestas em particular, como na Amazônia”, diz. A maioria dos casos é reversível, mas em 16% dos casos eles resultaram em extinção, afirmam pesquisadores. O estudo destaca 64 mamíferos, aves e anfíbios que tiveram o número de espécimes aumentado devido a medidas de conservação. No Brasil, as boas histórias ficam por conta da recuperação do mico-leão-dourado, e a Arara-azul-de-lear. O Brasil é a grande estrela. Quanto mais se tem mais se tem a perder e o Brasil está conseguindo preservar suas espécies.

Porto de Itajaí é totalmente reconstruído após destruição em 2008

O porto de Itajaí é o principal canal de escoamento de produtos alimentícios resfriados do Estado. A reconstrução, que incluiu a dragagem para que o porto possa receber navios com calado (profundidade) de até 14 metros, custou R$ 350 milhões de verbas emergenciais. Apesar da reinauguração, porém, o segundo berço de atracação de embarcações depende ainda de investimentos privados para voltar a funcionar integralmente. A previsão da Secretaria de Portos, porém, é de que até o fim do ano, o porto esteja a todo vapor novamente. Com a reconstrução dos dois berços de atração, serão entregues 500 metros de cais recuperados. Segundo a Secretaria, além de proporcionar aumento da movimentação do porto, as operações também permitirão o ingresso de navios com até 105 mil toneladas, levando a uma capacidade de movimentação de mais de 84 contêineres por hora em Itajaí. O porto catarinense também faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND) do governo federal, que integra o PAC. Pelo PND, há um cronograma de investimentos de R$ 1,6 bilhão no PAC, para ampliar a profundidade dos portos e permitir a atracação de navios maiores na costa brasileira.

Lute contra o estresse

As facilidades e a agitação do mundo atual trouxeram consigo fatores que levam ao de estresse. Exemplos é o trânsito, a instabilidade no emprego, os problemas financeiros, a violência etc. Esta constante presença tornou o estresse um vilão da vida moderna ganhando até um dia especial: 23 de setembro como sendo o Dia de Combate ao Estresse. Algumas atividades do trabalho elevam o grau de estresse. As que envolvem desafios muitas vezes intangíveis também geram desequilíbrios emocionais evoluindo para patologias psiquiátricas e colocam a pessoa em situação de estresse permanente. Também vale ainda citar atividades que demandam desgaste intelectual, envolvendo alto nível de atenção do profissional que a exerce. Ao avaliar omero de afastamentos do trabalho, o Ministério da Previdência Social, constatou que os transtornos mentais e comportamentais representaram mais de um terço dos casos de afastamento entre 2005 e 2010 (33,5%). O tratamento recomendado contra o estresse é mudar de hábitos, como deitar mais cedo, dormir mais, fumar e beber menos, alimentação mais saudável, socialização maior com amigos, dançar, fazer esportes, ir ao cinema, viajar, tirar férias e curtir a família. Os exercícios físicos também contribuem para aliviar o estresse.

Marquinho apoia Comissão Pró-acesso de Sinimbu ao Corredor de Exportação

O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marquinho Lang (Democratas), recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, dia 26, líderes da Comissão Pró-acesso de Sinimbu ao Corredor de Exportação. Lang destacou que apoia as reivindicações da comitiva. A reivindicação de Sinimbu e da comunidade regional é a adaptação do projeto existente, a repactuação do contrato com a Construtora Castilho S/A aproveitando a redução da extensão da obra entre Redieske (Linha da Serra) e Herveira para contemplar pelo menos uma parte da segunda etapa no trecho entre Sinimbu e Redieske (Linha da Serra). Ao mesmo tempo, preiteiam que seja determinada a abertura do processo de licitação para execução de pavimentação no segundo lote, viabilizando assim, sem sombra de dúvidas, a obra mais importante para o desenvolvimento de Sinimbu.

Tupi já produziu sete milhões de barris petróleo

A Petrobras iniciou o sistema definitivo de produção de petróleo de Tupi, o primeiro bloco desenvolvido no pré-sal de quase seis mil metros de profundidade, na Bacia de Santos. Limitado à fase de testes até dezembro, quando a estatal entregará a declaração de comercialidade à Agência Nacional do Petróleo (ANP), o projeto vai extrair 14 mil barris por dia nos próximos dois meses, a partir do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis. Paralelamente, a Petrobras manterá o teste de longa duração que já extrai na região 14 mil barris por dia em Tupi a partir da plataforma Cidade de São Vicente, Serão produzidos, portanto, 28 mil barris diários até o final do ano. O volume que será extraído nessa fase de teste é pequeno se comparado à produção brasileira de petróleo, da ordem de 2 milhões diários de óleo. Mas a partir da etapa de produção, quando Tupi passará de bloco exploratório a campo produtor - podendo até mesmo mudar de nome - a produção aumentará para cerca de 75 mil barris diários até o final de 2011, até alcançar a meta de 100 barris por dia em 2012.

90% das empresas brasileiras sofreram fraudes eletrônicas em 2010

Cerca de 90% das empresas brasileiras já sofreram fraudes eletrônicas em 2010. O Brasil fica atrás apenas da China, com 98% das empresas afetadas, e da Colômbia, com 94% de incidência de fraudes. Apesar da existência do crime e da possibilidade de processar os autores, a maioria das empresas prefere não procurar a Justiça. Muitas não vão aos tribunais. Elas estão descrentes com o resultado que ir à Justiça pode trazer. A maioria acha que é algo muito oneroso e que o conjunto de provas solicitadas é extremamente complexo. Por isso, se torna mais barato desligar o funcionário que cometeu a fraude. A postura dessas empresas, no entanto, é criticada, pois isso não é o mais recomendado. A proporção de fraudes realizadas por estes trabalhadores foi de 50% a 60% na América do Norte, Europa e Ásia e 71% no Oriente Médio e África. O número caiu para 42% na América Latina, onde os casos de fraude estão mais concentrados na relação com clientes.

Conectadas à internet, crianças preferem brincadeiras, jogos e música à interação

Os olhos não desgrudam da tela, os dedos curtos martelam rápido os atalhos do teclado e a música toca alta das caixinhas de som. Lucca Patrocínio faz muitas coisas ao mesmo tempo: muda de um clip para outro enquanto joga. De longe, poderia se tratar de um adolescente, mas as caretas que faz para a tela denunciam seus seis anos de idade. Isabela Monteiro Brito também usa seu netbook como uma adulta. A menina de nove anos alterna entre o Orkut - para conversar com as amigas - e o BuddyPoke - um aplicativo da rede social que permite a criação de um boneco. Além disto, Isabela também gosta de postar fotos que ela mesma faz em seus álbuns no site. A garota coloca na internet vídeos que faz com a câmera da família. “Ela joga as coisas no YouTube, eu não sei fazer isso”, espanta-se a mãe. Entre TV ou computador, Lucca não hesita: prefere o segundo. Sua avó diz que o neto pouco assiste a programas de televisão. Pesquisa feita com crianças entre quatro e nove anos pelo menos 27% das que usam a internet já tem um perfil em redes sociais.

Polícia Federal descobre fraude em mais dois concursos do órgão

A Operação Tormenta da Polícia Federal (PF), que investiga quadrilha que praticava fraudes em concursos públicos, descobriu mais duas provas que foram prejudicadas pelo esquema. Uma ocorrida em 2001, para os cargos de escrivão e agentes da PF, e outra, em 2004, para delegado e agente. De acordo com a assessoria de imprensa da PF, um software utilizado na operação cruzou os resultados dos testes e descobriu um padrão que indicou a fraude. Os bandidos alternavam algumas questões erradas em cada gabarito, que era vendido aos candidatos, para dificultar que o golpe fosse descoberto. A PF não soube informar o valor negociado. O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra oito pessoas que burlaram as provas. Anteriormente, 64 pessoas já haviam sido indiciadas pelo MPF por fraudarem concurso da PF, em 2009, e 37 por esquema no teste da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2010. A PF não soube informar o que aconteceria com as pessoas que compraram os gabaritos das provas.

Casal estrangeiro é 'abençoado' com insultos em cerimônia exótica

Um hotel de luxo nas Ilhas Maldivas, no Oceano Índico, pediu desculpas depois que um vídeo publicado no YouTube mostrou um de seus funcionários ofendendo os hóspedes em uma língua que eles não entendiam durante uma cerimônia de renovação de votos de casamento. O casal suíço acreditava estar recebendo uma benção, mas estavam sendo chamados de "infiéis" e "suínos", entre outros insultos, na língua local. A direção do hotel disse, em uma declaração, que é imperdoável que um de seus empregados tenha lido uma série de ofensas sexuais e religiosas durante a cerimônia. "A gerência do resort está profundamente triste com esse evento humilhante", disseram os donos do hotel. O vídeo mostra a mulher, vestida de branco e carregando um buquê de flores, e seu marido em frente a uma mesa decorada com incenso. De cabeças baixas, eles rezam enquanto são ofendidos e amaldiçoados pelo funcionário. No fim da cerimônia de 15 minutos de duração, que custou US$ 1,3 mil, o casal troca alianças e segue para uma praia paradisíaca, onde planta um coqueiro na areia. Em seu website, o Vilu Reef Resort and Spa oferece cerimônias de renovação de votos de casamento, convidando os casais a "selar seu amor eterno" sob um pôr-do-sol que "transforma o céu em um caleidoscópio de tons românticos". O ministro do Exterior das Maldivas, Ahmed Shaheed, condenou o episódio, dizendo estar "horrorizado" com o vídeo, e lançou uma investigação sobre o caso. A economia do país é altamente dependente do turismo.

Reflita:

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes a palavra humildade não é mesmo?

Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.

(Bem aventurados os humildes e mansos, pois eles herdarão a terra).

#################

Nenhum comentário:

Postar um comentário