28 de out. de 2009

Bandido bom é bandido morto????

----------------------------------
Postado por Gilmar da Silva, em 28, 10, 2009
------------------------------

Na manhã de hoje a Rádio Eclusa FM lançou uma enquete com a pergunta: "Bandido bom é bandido morto?" e a comunidade se dividiu, metade concordando e outra discordando da afirmação. Pois com relação ao tema tenho minha opinião e sei que muitos compartilham dela, pelo menos aqueles que pensam na preservação da espécie e que ela faça parte integrante e não desintegrante dessa mesma sociedade. Resumindo, vemos o ser humano, penso que a maioria, como um elemento que veio para construir um mundo melhor para todos e não naquele ser desprezível, vil, o qual não tem serventia outra que aquela cuja única finalidade é destruir o que muitos fizeram com sacrifício, suor e muita perseverança para deixar seu legado às futuras gerações. O homem não precisaria pensar em momento algum ficar se preocupando com tantos dispositivos de segurança se cada um cuidasse de sua vida, seu futuro, buscando resolver seus problemas sem envolver terceiros em suas situações de dificuldades momentâneas. Ele, dentro de sua sociedade familiar poderia realizar tudo o que desejasse, sempre sem atingir seu semelhante e essa utopia atual iria tranformar esse mundo conturbado, pervertido, maldoso e com tantos adjetivos pejorativos em um mundo onde todos poderiam viver sua vida individual e também em sociedade, sempre buscando o bem comum.
.
Mas não, não é esse o mundo que se tem, pois a busca pelo poder tem transformado o ser humano, as facilidades da vida mundana tem feito com que o homem vire trapo na dependência dos mais variados tipos de drogas e enfim, tanto aqui se poderia ficar divagando sobre as distorções morais do ser humano que tem transformado esse nosso lindo mundo em nações divididas pela fome, pela criminalidade de toda espécie (incluindo a pior que é a do colarinho branco, muitas vezes dentro de uma impunidade que enoja a sociedade ainda sã moralmente), que a própria sociedade vem se encolhendo em sua redoma de defesa contra uma vida criminosa que se dissemina em todos os cantos do mundo.
.
Especificamente sobre o tema "bandido bom é bandido morto", tenho a opinião de que ele não deve simplesmente acabar assim. O bandido não nasceu com esse estigma e ao se tornar nesse indívíduo que a sociedade despreza, ele também tem esse desprezo pelo meio em que vive e tenta tirar dele o máximo possível, com as armas que possui e uma delas, para mim a pior de todas, a frieza da alma, capaz de cometer os mais rudes crimes, seja contra quem for, pai, mãe, irmão, amigo ou desconhecido, pois a meta e consumar o fato que lhe renderá algo e ao mesmo tempo estará se realizando ao cometer atrocidades contra a sociedade que lhe despreza.
.
Penso que o bandido condenado deve pagar sim, mas pagar trabalhando para essa sociedade que lesou. Deve trabalhar de sol a sol para devolver tudo o que roubou e não ser condenado e depois ser albergado às custas da sociedade que foi por ele lesada, tomando sol, comendo, bebendo e dormindo e sua hospedagem ser paga pelos impostos gerados por quem é responsável pela produção das nossas riquezas. Mas o pior de tudo isso é que homens e mulheres criminosos, são simplesmente jogados em celas putrefatas, sem as mínimas condições humanas de habitabilidade. São considerados párias da sociedade e por isso o sistema lhes atira como restos humanos dentro de prédios já sem condições e muitos já semi-destruídos pelos próprios detentos, inconformados com uma situação sub humana por que passam dentro desses presídios, em sua maioria, conforme a mídia tem mostrado, virados em depósito de gente e nunca locais que irão ressocializar apenados que estão pagando sua conta com a sociedade.
.
A lei é branda, falha e o sistema prisional está falido e jamais irá curar esse mal que é o desvio moral do ser humano. Por isso penso que "bandido bom" é aquele que julgado pela sociedade, através das Varas da Justiça, vai para casas prisionais modelo - que inexistem no país, a não ser os presídios de segurança máxima, a quem não estou colocando nesse rol de casas ressocializadores - e lá passa seus dias de confinamento, mas tem hora para tudo e em especial para pensar em seus erros e com autoridades comprometidas com a sociedade e com todos seus integrantes, orientando e dando suporte para que esses homens e mulheres possam pagar pelos seus erros e retornar limpos de consciência para essa mesma sociedade, que certamente irá lhes acolher para a retomada da vida.
.
Portanto a verdade é que não existe bandido bom, pois bandido é bandido e como tal deve ser encarado, preso e encarcerado e pagar com seu trabalho aquilo que nos tirou ao longo de dias ou anos. Ele deve trabalhar e ser monitorado e isso existe em alguns países. A sociedade não deve ser expoliada e depois ainda pagar para que o apenado cumpra sua pena e pior, no sistema atual, ainda comande gangues de dentro de presídios, o que mostra o sistema falho, pois ele está numa situação até de vantagem em relação a nós e ainda pago para lá ficar. Não, não é esse o bandido que a sociedade quer e sim alguém que vá e pague realmente, pois se falhas no sistema elas podem ser corrigidas, uma vez que foi instituído pelo homem para tornar mais segura a vida de cidadãos honestos, mas ao contrário, da forma como vem funcionando transforma em um perigo ainda maior e isso tem que ser mudado e é responsabilidade de quem nos governa, pois para lá foram ungidos para prestar serviço para o bem comum e por isso que assim seja e quem sabe não se tenha que construir mais presídios e sim um sistema que atenda a todos, construa uma sociedade menos injusta e pessoas com mente aberta para o futuro que todos esperam e não uma vida de insegurança contínua e autoridades usando de paliativos para solucionar problemas pontuais e não gerais por que passa a sociedade nesses dias e anos de cada vez maior insegurança, como se vê em especial em centros maiores, onde o crime virou moda, pois a impunidade é o manto que lhes garante o futuro, mesmo que as vezes curto, de uma vida com mais facilidades às custas da sociedade.
.
Opinião: Gilmar da Silva (Chimarrão)
==================================================================
***************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário